Your browser does not support JavaScript!

Prática

Notícias

PRÁTICA

5 pães brasileiros para vender na padaria

No Brasil, o mercado de panificação está cada vez mais concorrido. Até mesmo durante a crise econômica o setor se mantém em constante expansão, especialmente porque as pessoas continuam consumindo seus principais produtos. Caso você queira obter resultados ainda mais satisfatórios daqui para frente, é fundamental conhecer quais são os pães brasileiros mais procurados e considerar, desde já, levá-los para o seu negócio.

Muito além do tradicional pãozinho francês, esse alimento ganhou diferentes variações ao longo dos tempos. Atualmente, é possível encontrar versões recheadas, doces e, até mesmo, aquelas com texturas variadas. Obviamente, esses detalhes ajudam a atrair a atenção do público e a render um excelente retorno para qualquer loja.

Mas, afinal de contas, quais são as opções de pães brasileiros, suas características e pontos positivos? É o que vamos mostrar neste post. Continue acompanhando a leitura para saber mais e se destacar no segmento da panificação!

1. Pão Petrópolis 

Como o próprio nome já diz, esse pão foi criado em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Na capital ele é amplamente servido, em diversos estabelecimentos como lanchonetes, cafeterias, confeitarias, casas de chá, entre outros.

Resumidamente, essa receita consiste em um pão bem macio, com um toque adocicado e uma casquinha muito suculenta. Por essas e outras, a opção é excelente para ser consumida com geleia ou, simplesmente, uma camada de manteiga — ainda mais se o pão estiver quentinho e acabado de sair do forno.

Prepará-lo é superfácil. Entre os seus principais ingredientes, ele leva farinha de trigo, açúcar, fermento, leite, ovo e manteiga. Com certeza, é uma opção simples e ideal para o dia a dia, seja para o café da manhã, seja para o brunch ou o chá da tarde.

2. Pão de torresmo

Crocante, saboroso e ideal para todas as horas: esse é o pão de torresmo. Muito presente na cozinha dos brasileiros, essa receita surpreendente resulta em um alimento fofinho, mas com sabor neutro e o toque crocante do torresmo. Assim, é possível ter uma explosão de sensações e texturas no paladar.

Ao investir na ideia, a receita poderá ser servida em sua loja em diferentes horários — do café da manhã até o da tarde. Há quem, inclusive, goste de experimentar essa iguaria não somente com um bom café, mas também com uma cervejinha ou qualquer outra bebida refrescante. As possibilidades são diversas.

Agora, caso queira criar um produto ainda mais exclusivo, você pode diversificar a receita. Está se perguntando como? Em alguns preparos, os cozinheiros gostam de rechear o pão de torresmo com queijo, como a muçarela em cubos ou até mesmo o requeijão cremoso.

Só não se esqueça de manter o alimento fresquinho e, de preferência, em uma estrutura com a temperatura adequada. Com esse cuidado, os consumidores terão a oportunidade de experimentar algo delicioso e sempre quentinho. 

3. Pão Delícia

Se você nunca ouviu falar no Pão Delícia, chegou a hora de descobrir mais uma iguaria para a sua loja. Muito popular na Bahia, essa receita é originária de uma lenda local. De acordo com a população, uma dona de casa teve o desejo de fazer um pão, mas não encontrou um ingrediente essencial em sua cozinha: a farinha.

Então, para driblar o cenário, ela criou uma massa de pão bem grudenta e até um tanto pegajosa. Posteriormente, retirou o preparo do forno antes mesmo de ficar pronto. Nessa etapa, ela adicionou um pouquinho de queijo ralado na superfície do pão e, ao experimentar, percebeu que tinha preparado algo realmente fantástico.

Bem, esse é o incrível Pão Delícia, que faz sucesso em várias regiões da Bahia e também merece estar presente em seu negócio. Que tal investir nele?

4. Pão de milho

Diretamente das regiões interioranas, temos o pão de milho, também conhecido como broa de milho. Até hoje, esse é um dos pães brasileiros mais consumidos no país, em especial no interior de Minas Gerais e de São Paulo.

De modo geral, a receita tornou-se tradicional nessas regiões devido às inúmeras plantações de milho. É por isso que os fazendeiros e a população rural sempre contam com os insumos para preparar esse tipo de pão, que depois foi levado para outros estados.

Os principais ingredientes são água, sal, açúcar, farinha de milho, leite, óleo, fermento, farinha de trigo e ovos. Aliás, uma excelente dica para a sua loja é servi-lo com um cafezinho preto, coado ou expresso. Faça o teste!

5. Pão de queijo

É claro que o pão de queijo não poderia ficar de fora da nossa lista de pães brasileiros. Favorito entre os mineiros — e popular em todo o território nacional, esse alimento foi criado no século 18. Entretanto, ainda nos dias atuais, continua conquistando o paladar de muitos clientes.

Basicamente, a massa conta com bastante polvilho doce e polvilho azedo. Para alcançar o efeito desejado, ambos devem ser escaldados, garantindo a tradicional textura desse pãozinho delicioso. Fora isso, a receita também leva sal, ovos, óleo vegetal e, obviamente, o queijo — que pode ser parmesão ou muçarela.

Dependendo da estrutura de seu negócio — e, particularmente, do perfil dos clientes —, deixe a criatividade falar mais alto e prepare também algumas opções de pão de queijo recheado — com goiabada, requeijão, brigadeiro ou até doce de leite, por exemplo. O resultado fica uma delícia.

Viu só? Com essas dicas de pães brasileiros, temos certeza de que você conseguirá fidelizar ainda mais a sua clientela, além de conquistar o público pela sofisticação do paladar. Para tanto, lembre-se da importância de contar com produtos de boa procedência e, sempre que possível, investir em uma boa infraestrutura para o seu negócio, como é o caso dos fornos profissionais. Com o apoio desses equipamentos, seus produtos ficarão bonitos, saborosos e com uma qualidade impecável.

Se você gostou deste post e deseja continuar se aprofundando sobre o universo da panificação, aproveite para conferir mais um conteúdo. Conheça os pães com ingredientes regionais e saiba como inovar com sabores de cada região brasileira!