Prática

Notícias

PRÁTICA

7 Produtos integrais para oferecer na sua padaria

Seja por estilo de vida, por querer perder peso ou por restrições alimentares, a verdade é que o público com alimentação saudável é amplo e têm crescido exponencialmente.

Ou seja, mais do que nunca, é importante mostrar que produtos integrais são alimentos nutritivos e saudáveis e, ao contrário do que muitos pensam, são saborosos! Por isso, grandes marcas e indústrias estão investindo nesses produtos e renovando o portfólio constantemente, basta observar as gôndolas.

Visando o futuro, vamos esclarecer algumas dúvidas e mostrar as vantagens desse tipo de produto para sua loja.

Fique conosco e leia nossa postagem!

O que são os integrais?

Como o nome já indica, a farinha integral é feita moendo-se o grão inteiro, tirando apenas a casca externa. Assim, ela contém fibras e também os nutrientes provenientes do embrião do trigo. Seu teor de fibras auxilia no trânsito intestinal, na saciedade e na manutenção do índice glicêmico, porém, esse não deixa de ser fonte de caloria e deve ser consumido controladamente.

Resolução (RDC) 493/2021, que entra em vigor em abril de 2022, estabelece no mínimo 30% de ingrediente integral para que um produto tenha essa classificação.

1. 100% integrais

São feitos somente com farinha integral, a massa tem dificuldade de desenvolver o “ponto de véu”, o que é corrigido com glúten isolado e em pequena porcentagem ou com glúten vital. Ele fica mais denso e pesado. Quem já está acostumado, conhece, não estranha e aprecia.

2. Semi-integrais

Levam uma porcentagem de farinha branca, deixando o pão mais macio e leve, o que agrada um público maior e mais leigo. Por isso, esses são uma porta de entrada, que é utilizada estrategicamente na ampliação do portfólio.

3. Produtos com outros ingredientes adicionais

As receitas desses produtos integrais permitem grãos e farinhas com propriedades nutricionais diversas, como linhaça, linhaça dourada, chia, quinoa, entre outros. Além de fibras e benefícios extras, os pães ganham características únicas e ficam mais saborosos.

4. Tecnologia de ingredientes

No passado, a falta de insumos e conhecimento fez com que esses pães e produtos ficassem com a fama de secos, pesados e de gosto e aparência não agradáveis, mas isso mudou. Atualmente, o mercado dispõe de inúmeras alternativas com custo-benefício excelente.

Quais produtos podemos fazer?

1. Pão francês integral

Para quem não abre mão do pãozinho no café da manhã, ele é perfeito! A receita é a mesma, sendo trocada apenas a farinha comum pela farinha integral.

O mercado dispõe tanto das farinhas quanto das pré-misturas prontas para serem colocadas na amassadeira e feitas como o pão francês convencional.

2. Pães de fermentação natural

Toda a linha de pães de fermentação natural pode ser integral desde que, claro, sejam ajustadas as receitas. Como se tratam de massas com alta hidratação e longa fermentação, há os benefícios do rendimento e de ter algo exclusivo.

Nesse caso, é preciso tomar cuidado apenas com a hidratação, que é maior, já que as fibras absorvem mais água no preparo.

3. Pães de forma

Concorrendo com os industrializados, a padaria pode fazer os pães de forma integrais na versão inteira ou fatiada.

Eles podem receber ingredientes adicionais, como 7 ou 9 grãos (multigrãos) e oleaginosas como castanhas, seguindo tendências. Esses também podem ser vendidos embalados, substituindo produtos de terceiros. Afinal, foco na produção própria ajuda sua empresa.

4. Sanduíches

Para variar, nada melhor do que um sanduíche de pão integral e, nesse sentido, a criatividade não tem limites. Podem ser utilizados o pão de hambúrguer integral ou as mini baguetes para esse fim.

5. Massas doces

Engana-se quem acredita que a farinha integral não pode entrar no preparo de pães doces. Além de diferente, ela ainda é saudável. A bisnaguinha integral, por exemplo, é sucesso com as crianças e com adultos também.

Como tudo em alimentação, criatividade é imprescindível e testar também. Por isso, crie novas receitas e ofereça novidades aos seus clientes.

6. Salgados assados

As mesmas massas de salgados assados que são feitas com farinha branca, podem ser feitas com farinha integral.

Escolha recheios mais leves e menos calóricos, como a ricota com ervas ou espinafre, peito de peru, frango, brócolis entre outros.

7. Bolos e doces

A confeitaria pode se beneficiar do integral incorporando-o às receitas tradicionais ou inovando com uma abordagem voltada à saúde e bem-estar.

Bolos integrais com oleaginosas, sementes, frutas ou geleias são deliciosos e os fãs de doces terão tanto mais fibras quanto novos sabores.

Como comercializar?

Dê destaque aos seus produtos

Não adianta fazer um pão integral e colocá-lo na última prateleira, onde o cliente não o vê. As pessoas tendem a dar mais atenção e a comprar produtos que estão dentro do campo de visão e alcance da mão delas. Reserve espaços que garantam isso para o que sua loja tem de melhor.

Divulgue as novidades

Você pode contratar profissionais terceirizados, como agências de publicidade, ou fazer você mesmo, mas faça! Invista em sua marca, na sua loja, na divulgação de seus produtos e novidades que tiver.

A divulgação pode ser realizada no espaço físico da loja, com banners, panfletos ou até com pães sendo assados em fornos vitrine na frente da loja, o que permite que o cliente sinta mais o aroma e assista a todo o processo de assamento do pão.

Já no meio digital você pode utilizar anúncios em redes sociais, como no Facebook, no Instagram e no WhatsApp ou até anunciar nos aplicativos de entrega.  Tudo isso está disponível e acessível, tanto na facilidade de uso, quanto no custo de divulgação.

Ofereça degustações

Antes de comprar, os clientes gostam de entender o que são as novidades, do que são feitas e, principalmente, qual é o gosto delas. Por isso, treine seus atendentes para conhecerem bem os produtos, para poderem explicar tudo sobre eles e saberem como servir novos sabores na hora do atendimento.

Como você pode notar, esses produtos são interessantes, fáceis de serem produzidos e, claro, muito lucrativos. Contudo, é preciso pensar também nas ferramentas adequadas para se produzí-los. Por isso, analise seu negócio e comece a oferecer integrais já!

Conheça também nosso artigo sobre pães de queijo e amplie ainda mais seu mix de produtos e suas vendas!