Prática

Notícias

PRÁTICA

Bolo de cenoura: ofereça na padaria e turbine suas vendas!

Fofinho e com cobertura de chocolate cremoso, o bolo de cenoura é apreciado com unanimidade por todos os públicos e, embora seja um bolo geralmente caseiro, ele não deixa de ser um líder de vendas nos empreendimentos de panificação e confeitaria.  

Ele é fácil e rápido de fazer, pode ser oferecido do tamanho pequeno ao grande e é perfeito para diversas ocasiões, cabendo tanto em um café da tarde simples quanto em um grande aniversário, podendo ser o bolo principal ou ser disponibilizado em pote ou em forma de cupcake.

Por isso, vamos nos aprofundar sobre os benefícios, possibilidades, dicas e informações sobre o bolo de cenoura. Leia e confira.

Vantagens de oferecer o bolo de cenoura

Vamos citar abaixo algumas das vantagens em implementar e manter esse item no seu mix de produtos:

a) Popularidade: é amplamente conhecido e apreciado.

b) Apelo sensorial: chama a atenção por seu aspecto, aroma e claro, sabor.

c) Venda fácil: é só produzir e expor, que ele vende por si só.

d) Público abrangente: desde a idade até a classe social, todos gostam dele.

e) Baixo custo: matérias-primas de uso cotidiano.

f) Altas margens de lucro: devido ao baixo custo de produção, pode-se obter ganhos maiores.

g) Baixa complexidade de produção: exige menos trabalho e técnica de preparo.

h) Alto giro: gera maior entrada no caixa e não fica por muito tempo na vitrine.

i) Preço atrativo: por ser popular e ter baixo custo de produção, seu preço é acessível.

j) Nutritivo: além da cenoura, alguns levam laranja, fazendo da massa algo bem saudável.

k) Adaptabilidade: pode ser adaptado para diet (sem açúcar), vegano, fit e low carb.

Agora que você já sabe como esse produto é importante para sua padaria, vamos à produção.

Produzindo os bolos de cenoura

Todas as receitas desse produto podem ser deliciosas, dependendo da composição e apresentação. Porém, a melhor receita ou cobertura é aquela que agrada o perfil do seu cliente, ou seja, é sempre bom produzir, testar e adaptar.

Acompanhe as vendas e receba feedbacks para que você e sua equipe possam sempre propor melhorias.

Receita de Bolo de Cenoura

Um exemplo de receita tradicional seria:

Ingredientes secos (calculados sobre a quantidade de farinha a ser utilizada).

  • 30% de açúcar
  • 3% de fermento químico em pó

Ingredientes líquidos (calculados sobre a soma de todos os ingredientes secos).

  • 30% de ovos (clara e gema);
  • 10% de óleo de soja.

Em geral, utiliza-se 20% de cenoura (calculada sobre o peso total de secos e líquidos) por receita, porque adicionar mais que isso pode deixar o bolo pesado. As cenouras são batidas cruas, com o óleo liberando o líquido delas e complementando a textura final da massa.

Dessa forma, se utilizarmos 5 quilos de farinha, por exemplo, as proporções serão:

  • 1,5 Kg de açúcar;
  • 150 gramas de fermento em pó químico;
  • 2,0 litros de ovos (clara e gema);
  • 665 ml de óleo de soja;
  • 1,730 kg de cenoura.

Uma dica é trabalhar com porcentagens em vez de medidas (xícaras e colheres) porque isso dá mais precisão na avaliação, balanceamento, controle e dosagem dos ingredientes.

Algumas receitas levam leite, manteiga, margarina e até água, mas lembre-se que, quanto mais líquidos forem adicionados, mais mole a massa ficará e isso pode fazer com que ela não cresça, ficando solada.

O inverso ocorre com ingredientes secos como o fubá ou o amido de milho. Nesse caso, o ideal é descontá-los na farinha para que não comprometam a umidade do produto final.

Produzindo a massa

Bata as cenouras com o óleo e os ovos em um liquidificador até formar um creme. Em seguida, leve à batedeira em velocidade baixa, acrescentando o açúcar e a farinha peneirada aos poucos até formar uma massa uniforme. Por último, acrescente o fermento e mexa mais um pouco.

Faça a dosagem nas assadeiras, utilizando uma balança para medir com exatidão e aproveitar toda a massa. Caso a produção seja alta, considere investir em uma pingadeira ou dosadora de bolos.

Fazendo a cobertura

A cobertura tradicional é a de chocolate e, apesar de existirem diversos modos de fazê-la, todos são de preparação simples e fácil, tendo pequenas diferenças entre um e outro:

  • Cobertura líquida, tipo calda: mais rala e transparente, feita com chocolate, açúcar e margarina;
  • Ganache: mais consistente e suave, feita com chocolate derretido e creme de leite;
  • Brigadeiro: mais grossa e firme, produzida com chocolate e leite condensado;
  • Chocolate: também um pouco mais líquida, feita de chocolate, leite e amido;
  • Açucarada: sequinha e quebradiça por cima, resultado da mistura de chocolate, açúcar e manteiga.

Forneando

Ficar de olho na produtividade é fundamental e, independente se o forno for lastro ou turbo, ele precisa ter capacidade suficiente para atender sua demanda. Em geral, quanto mais assadeiras, melhor, contanto que se respeite a capacidade do equipamento.

No caso dos bolos de cenoura, a temperatura para assar ficará entre 160°C e 180°C, com preaquecimento de 180°C para compensar o carregamento do produto frio. O tempo dependerá da gramatura unitária. Em geral, bolos comuns ficam acima de 350 gramas e o tempo para esse tamanho será de 35 a 40 minutos. Se for retirado antes, corre-se o risco do bolo estar cru e perder volume.

Utilizando o tradicional para inovar

É possível utilizar a criatividade para inovar na forma de oferecer o bolo de cenoura, podendo alternar o sabor da massa, da cobertura e do recheio de diversas formas.

Um exemplo é a versão invertida, na qual o chocolate fica embaixo e a cenoura em cima, podendo ser um bolo com duas massas diferentes ou um bolo com massa de chocolate e cobertura de cenoura.

Existe também o bolo de cenoura formigueiro, que leva gotas de chocolate ou granulado na massa, o que confere a aparência toda pintada, característica desse tipo de bolo.

Uma outra opção é a versão vulcão, que é basicamente o bolo assado na forma com um furo central, para que o bolo tenha um espaço para colocar brigadeiro ou ganache dentro.

Concluindo

Como você pôde ver, o bolo de cenoura é uma opção fácil, acessível e totalmente versátil que pode aprimorar seu mix de produtos e turbinar as vendas da sua padaria.

Agora é só produzir, testar, implementar e lucrar muito! Bolos são produtos de grande saída, então, para atender a tanta demanda, além de qualidade é preciso ter quantidade! E é isso que você pode ter com as batedeiras planetárias, confira nosso artigo sobre como escolher a batedeira ideal para o seu negócio!