Prática anuncia intenção de abertura de capital na Europa

Prática • 18 de novembro de 2025
Prática anuncia intenção de abertura de capital na Europa

A Prática, líder brasileira no mercado de desenvolvimento e fabricação de equipamentos inovadores para os setores de alimentação e panificação, anuncia sua intenção de listagem e abertura de capital no mercado europeu.


O movimento faz parte de uma estratégia ambiciosa para acelerar sua expansão na Europa e captar investimento qualificado, utilizando a Bolsa espanhola como porta de entrada.


O anúncio oficial foi realizado hoje no XXVII Fórum Latibex em Madri, um evento organizado pela Bolsas y Mercados Españoles (BME).


A empresa busca uma listagem direta no mercado de crescimento espanhol, o BME Growth, aproveitando um convênio já existente entre a BME e a Bolsa brasileira (B3).


A notícia ganhou destaque imediato na imprensa especializada, sendo reportada pelo jornal espanhol Expansión, a principal referência em economia, finanças e negócios na Espanha. 


O veículo de comunicação entrevistou André Rezende, Fundador e Presidente da Prática, para detalhar os planos da companhia, comprovando a relevância do movimento para o mercado de capitais europeu.


Crescimento Internacional e Busca por Capital


A Prática, com mais de três décadas de experiência e subsidiárias em Chile, Estados Unidos e Alemanha, busca fortalecer significativamente sua presença na Europa.


Atualmente, 20% de seu negócio já é internacional e a empresa projeta um aumento substancial dessa porcentagem.


"Ao sermos listados na Europa, esperamos que o considerado risco Brasil se reduza. Confiamos que os investidores saibam valorizar que 20% do nosso negócio já é internacional e essa percentagem irá aumentar", comenta André Rezende, Fundador e Presidente da Prática.


Os planos da empresa incluem:


  • Listagem no BME Growth: A Prática será pioneira ao utilizar essa nova via de acesso direto, sem passar pelo Latibex.
  • Captação de Recursos: A empresa pretende atrair investimento qualificado para financiar seu crescimento e operação internacional.


Espanha como ponto estratégico


A escolha da Bolsa espanhola como plataforma é estratégica. Segundo André Rezende, a Espanha é vista como uma excelente via de acesso ao mercado europeu, devido:


  • Relevância no Setor Hoteleiro e Turístico;
  • Facilidade Institucional;
  • Afinidade Cultural.


A Prática está sendo assessorada pela consultoria Armanext nesse processo de listagem. 


A BME, por sua vez, espera que a iniciativa da Prática inspire muitas outras empresas latino-americanas a seguir o mesmo caminho, acelerando o segmento de mercados de crescimento na Espanha.


Clique aqui e confira a matéria original do jornal Expansión.



Matéria no Jornal Expansión, a principal referência em economia, finanças e negócios na Espanha. Foto: Jornal Expansión - Reprodução.