Professores são premiados no Prêmio Vivências Educacionais 2025
Reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino.
Esse é o objetivo do Prêmio Vivências Educacionais, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre em parceria com a Prática.
A iniciativa, realizada desde 2019, envolve professores, especialistas, monitores, professores de apoio, gestores e demais profissionais da educação, reforçando o protagonismo do docente e incentivando a sistematização e a divulgação de experiências educativas de qualidade.
O CEO da Prática, André Rezende, participou do evento ao lado de autoridades como a secretária de Educação de Pouso Alegre, Suelene Marcondes de Souza Faria; a coordenadora pedagógica da Prefeitura, Rosana Cézar; vice-prefeito, Igor Tavares; e membros da comissão julgadora.
Juntos, entregaram, na quarta-feira, 3 de dezembro, os prêmios aos vencedores das 51 categorias.
A edição deste ano contou com mais de 300 inscritos, envolvendo 38 escolas da rede municipal.
A grande novidade foi o Prêmio Professor Destaque, selecionado a partir de uma combinação de votação técnica e popular, com base em seis critérios de avaliação, reforçando ainda mais o reconhecimento individual do educador.
A vencedora do prêmio de R$ 5.000,00 foi a professora Silvânia Santana Carvalho, com a vivência “Descobrindo talentos, superando dificuldades”.
Em seu discurso, André Rezende destacou a importância dos professores, os desafios de educar e convidou a todos a refletirem sobre os profissionais que marcaram sua formação:
“Não existe desenvolvimento sustentável de uma cidade, sem a educação pública de qualidade. Quando pensamos no futuro de Pouso Alegre, podemos imaginar novas indústrias, novas tecnologias, novos investimentos, tudo isso é muito importante. Na raiz, o futuro da cidade está em cada sala de aula, no que hoje um professor decidiu preparar uma aula, um pouco melhor que a de ontem. Nada substitui o impacto de um bom professor diante de sua turma, eles abrem horizontes dos alunos, que muitas vezes a própria família não teve a chance de fazer.
O Vivência Educacionais é uma prova disso, de uma rede que não se conforma com o mínimo, que cria, experimenta, registram e compartilham. Um prêmio que reconhece e valoriza todos os professores e toda a comunidade de ensino de Pouso Alegre.”
A Prática, comprometida com ações sociais e educativas, vê o Prêmio Vivências Educacionais como uma forma concreta de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, alinhada à convicção de que sucesso sustentável é sucesso compartilhado.
André Rezende também reforçou o posicionamento da empresa:
“Apoiar a educação não é apenas um gesto de generosidade, é também um gesto de inteligência de longo prazo. É coerência com o que pensamos: empresa, cidade, escola fazem parte do mesmo ecossistema.
Uma cidade que cuida de sua educação forma cidadãos melhores, cidadãos melhores constroem empresas melhores, empresas melhores podem devolver mais à cidade em um círculo virtuoso de crescimento e desenvolvimento.”





