Prática realiza semana de prevenção de acidentes de trabalho
De 14 a 18 de julho, a Prática promoveu mais uma edição da SIPATMA, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente, com a participação dos colaboradores da matriz, em Pouso Alegre/MG, e das filiais de Recife/PE e São Paulo/SP.
O objetivo da ação foi promover a conscientização sobre a importância de práticas seguras e sustentáveis, tanto no ambiente de trabalho quanto no dia a dia, além de fortalecer a cultura organizacional.
Com uma programação variada, as atividades abordaram temas como segurança, saúde, bem-estar e meio ambiente. Na segunda-feira (14), gerentes, supervisores, líderes e coordenadores participaram de uma palestra com o tema “Segurança: responsabilidade de todos”, ministrada pelo professor do Senac, Rogério Agnaldo de Faria.
Na terça-feira, todos os colaboradores assistiram a uma palestra online sobre segurança, veículos e trânsito com orientações válidas tanto para o ambiente de trabalho quanto para o cotidiano. Um dos momentos mais emocionantes foi a surpresa com vídeos de recados dos filhos de colaboradores, alertando para a importância do cuidado e da segurança no trabalho.
As atividades seguiram com orientações online sobre ergonomia no trabalho e bem-estar, apresentadas pelo fisioterapeuta e ergonomista Erico Dias Ferreira, na quarta-feira (17). Na quinta, os colaboradores da área produtiva participaram de um teatro interativo sobre segurança com as mãos, dividido por equipes.
Para encerrar a SIPATMA 2025, foi entregue a todos os colaboradores, na saída, um flyer com orientações sobre o cuidado com o meio ambiente, destacando a importância da coleta seletiva.
Como forma de incentivar a participação, o SESMT, responsável pela organização da semana, realizou sorteios de prêmios entre os colaboradores, incluindo um Kindle (leitor digital), bolsas, kits, Alexa, smartwatch, entre outros.A segurança de todos é um dos pilares mais trabalhados na Prática. Em 2025, uma importante campanha, o Acidente Zero, tem promovido a conscientização, a responsabilidade compartilhada e o compromisso com a redução de alertas de segurança, acidentes e incidentes.